Como as empresas estão utilizando a Engenharia de Dados

Você acredita em fórmulas mágicas? Provavelmente não, pois são invenções da ficção. Mas, você já deve ter se questionado como aquele anúncio apareceu “magicamente” no seu e-mail ou na linha do tempo de alguma rede social, chamando sua atenção para um determinado produto. Esse processo pode parecer mágico mas, na verdade, é resultado da transformação digital de empresas que investem em inteligência artificial. As organizações que estão utilizando a engenharia de dados são guiadas pela cultura data driven e apresentam grandes vantagens comerciais.

Nesse post, vamos entender qual é o papel da engenharia de dados dentro de empresas e como essa área em ascensão pode ajudar nos seus negócios.

Data engineering é uma área que trata da transformação dos dados brutos de uma empresa dando uma utilidade prática a grande quantidade de informações disponíveis. Hoje, as empresas que investem na engenharia de dados montam suas estratégias guiadas pela informação e têm uma grande vantagem em acompanhar a velocidade das mudanças na era digital. 

Sabemos que o mercado é volátil e, em meio a crise econômica, precisamos monitorar e processar suas variáveis de maneira eficaz para desenvolver a flexibilidade e a agilidade que se exige.

Imagine que os mercados varejistas, como o da moda brasileira, possuem cadeias longas e precisam fazer conexões de interface para agregar valor ao seu produto. Tais demandas geram a necessidade de investir na engenharia de dados para criar um mapa do fluxo de informações, ou seja, processar esses dados da fonte até a disponibilização para todos dentro da empresa e possibilitar que haja informações confiáveis para tomadas de decisão. Lembre-se, ainda, que é fundamental adaptar o uso da tecnologia para a realidade da sua empresa. Portanto, adotar uma cultura de dados e ser transparente na distribuição dessas informações fazem parte da base desse processo.

No cenário atual, ainda há receio em investir em engenharia de dados, tanto pelo momento econômico enfrentado, quanto pela insegurança nos resultados. No entanto, cada vez mais prova-se as vantagens de aderir a cultura guiada por dados. As mudanças causadas pela pandemia do COVID-19 em 2020 fizeram com que o mundo direcionasse seu olhar para as informações online. Esse processo pontuou o valor qualitativo das informações sobre o seu cliente, a cadeia produtiva e o comportamento do mercado, por exemplo. O receio do uso dessa tecnologia por parte dos gestores começa a perder espaço frente à ambição de aproximar-se do cliente.


A Engenharia de Dados no dia a dia dos negócios

Hoje, empresas como Starbucks, Netflix, Amazon e Grupo Soma, não vendem apenas uma plataforma de streaming, bebidas ou roupas. Essas empresas reúnem uma grande quantidade de dados. Isso possibilita uma vantagem competitiva, apoiada em uma tríade de dados, tecnologia e negócio. 

A tecnologia utilizada na engenharia de dados passou a participar de toda a operação dessas empresas. O Starbucks, por exemplo, usa a Análise de Dados em:

  • Marketing: Promoções personalizadas e segmentação dos tipos de público e perfis de clientes.
  • Operação: Ciência de dados aplicada à manutenção das máquinas.
  • Produto: Desenvolvimento com base em insights
  • Atendimento: Menus dinâmicos possibilitados pela análise dos dados de comportamento dos clientes.
  • Expansão: Orientação de planejamento imobiliário guiado pelas tendências e particularidades da empresa, observada através dos dados.

O que essas grandes corporações têm em comum é uma engenharia de dados sólida que possibilita melhora na performance dos seus processos, reduz o custo de produção e confere maior controle dos dados e mais agilidade para acessá-los.

A engenharia de dados faz a coleta, o armazenamento e a distribuição do grande volume de dados de uma empresa e, assim possibilita a interpretação das informações geradas em um negócio. Permite retirar insights, otimizar processos, identificar oportunidades, reduzir custos e maximizar receitas, entre muitas outras aplicabilidades que podem ajudar as mais diversas áreas do seu negócio. Se você ainda não adotou uma cultura guiada por dados na sua empresa, é hora de começar!

Quer implementar a engenharia de dados e a transformação digital em seunegócio? Iniciou essa guinada e gostaria de melhorar os resultados? Entre em contato conosco! Vamos marcar um bate-papo para falar sobre como atecnologia pode ajudar a sua empresa!