Indicadores de desempenho e BI

A busca pela excelência na gestão da sua empresa com certeza inclui a confecção e o acompanhamento de indicadores de desempenho. Os KPIs (Key Performance Indicator) devem começar a ser estruturados desde o primeiro ano de gestão, independente do porte da organização.

Eles ajudam a “medir a febre” e identificar problemas, auxiliando-nos a entender de maneira rápida como está a saúde da empresa, como os projetos estão e como irão evoluir.

Para que esses indicadores contribuam de maneira significativa para o controle do desempenho da empresa eles devem estar alinhados aos objetivos da mesma. Além disso, cada um deles deve ser específico (ter um objetivo claro), mensurável (que o critério para definir se a meta foi ou não alcançada possa ser medido), atingível (os objetivos podem ser desafiadores, mas nunca impossíveis de atingir), relevante (cujo propósito trará progresso para a empresa) e ter tempo definido (realizável dentro de um prazo estabelecido).

Indicadores-QlikView

Existem diversos tipos de KPIs, podemos citar os indicadores de produtividade, de qualidade, de capacidade e estratégicos. Se esses forem elaborados e monitorados de forma efetiva a empresa não perderá tempo com reuniões que não levam a resultado nenhum, poderá então concentrar-se em ações estratégicas e não somente reativas.

De nada adianta vários indicadores se eles não forem atualizados frequentemente. Muitas vezes isso ocorre pela dificuldade em medi-los, exigindo muito tempo para a coleta dos dados necessários. Os softwares de BI, como o QlikView e o Qlik Sense otimizam muito esse processo, fornecendo atualização diária dos indicadores.

Essas informações devem estar acessíveis a todos, pois como citado aqui, o BI deve ser democratizado nas empresas. A gestão por indicadores deve fazer parte do dia a dia. Podemos ver o exemplo de um de nossos clientes, que possui TVs de Gestão à Vista, com os principais indicadores de desempenho, em vários locais da empresa.

Indicadores-Qlik

Não deixe de acompanhar seus indicadores! E entre em contato conosco, estamos à disposição para lhe ajudar!