Dicas para se tornar uma empresa Data-Driven de sucesso

Conteúdos deste artigo:

Nos últimos anos, a importância de reunir dados e informações e utilizá-los como um dos principais ativos da empresa cresceu significativamente, dando origem a um novo conceito empresarial: o de empresa data-driven.

empresa data driven

O Data-Driven não é um sistema específico, mas sim uma ideologia de atuação centrada em dados. Como o próprio nome já indica, são negócios que possuem suas ações e decisões guiadas pelos dados reunidos ao longo do tempo. Essas informações podem vir da própria empresa, dos clientes, do mercado ou de diversas outras fontes.

De acordo com um estudo da BSA, aproximadamente 2,5 quintilhões de bytes de dados são criados diariamente e 90% desse valor foi gerado apenas nos últimos dois anos. Atualmente, gerir esses dados e transformá-los em informações valiosas é o desafio que então é lançado as empresas. Mas como o empresário ou usuário pode aproveitar ao máximo a riqueza de dados que tem em mãos?

Confira a seguir algumas dicas:

Encontre a solução certa para tornar sua empresa data-driven

As soluções de análise voltadas para grandes empresas podem ser caras e demoradas, desanimando empresários de pequenas e médias empresas. Mas não se preocupe: se esse é o seu caso, a solução pode ser outra. A tecnologia se desenvolve rapidamente e hoje existem diversos softwares mais leves, poderosos e acessíveis. Empresas menores e mais ágeis possuem uma variedade de opções disponíveis, desde softwares de desktop para tarefas empresariais, software como soluções de serviços, até ferramentas gratuitas ou mesmo freemium, como o Open Web Analytics e o Qlik Sense.

Pergunte e responda as perguntas certas

É fácil se afogar em dados. Para obter sucesso, as empresas precisam identificar muito bem quais perguntas querem fazer e descobrir onde os dados que respondem essa perguntas se encontram. Os dados confiáveis, acessíveis e prontos para uso de fontes externas podem complementar sua base e fornecer informações mais detalhadas sobre o comportamento do cliente, decisões de compra, reação a campanhas de marketing, etc. Para um maior aprofundamento nesse sentido, o NoSQL e as bases de dados de código aberto oferecem respostas quase ilimitadas a consultas bem formadas.

Use novos insights para construir sua visão

A mente humana é programada para processar informações de forma visual. Soluções analíticas visuais tendem a ser mais amigáveis e intuitivas, facilitando seu uso. Existem várias opções gratuitas que podem dar início aos processos visuais de negócios. O Google Analytics, por exemplo, pode impulsionar o compromisso online, mostrando quais as interações e quando os pontos de contato ressoam melhor com os públicos-alvo. Uma plataforma self-service de BI como o Qlik Sense também é altamente útil para análise de dados e te permite fazer suas próprias descobertas, dentre outras vantagens.


A BIX Tecnologia oferece soluções que podem te ajudar a transformar sua empresa em uma data-driven de sucesso. Entre em contato conosco para mais informações!