Fomos ao Startup Summit 2019!

Conteúdos deste artigo:

O Startup Summit 2019 aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, e teve mais de 4 mil participantes. O evento contou com 150 palestrantes, 7 auditórios e reuniu empresas de tecnologia e outras de vários mercados, além de investidores, estudantes e entusiastas do ecossistema de inovação. A  BIX Tecnologia foi para lá e preparamos muito conteúdo sobre tendências do mercado!

A programação era diversa e com várias palestras ocorrendo ao mesmo tempo. Entre os principais temas abordados, estavam disrupção, empreendedorismo, ecossistema e diversidade. Este último, em especial, com um espaço significativo quando em comparação a outros eventos com temática de startups ou inovação.

Por exemplo, o painel “Diversidade e protagonismo: uma agenda prática”, que contou com Tania Gomes Luz (GirlBoss) , Gabryella Côrrea (Lady Driver), Renata Malheiros Henriques (SEBRAE) e Talita Matos (Impact Hub Brasil). Elas falaram sobre os desafios das mulheres no ambiente da tecnologia. Trata-se de um assunto de suma relevância, pois, como dito por uma das palestrantes: Inovação e diversidade caminham juntos, afinal, inovar é resolver problemas do mundo e o mundo é diverso. 

BUSINESS INTELLIGENCE, BIG DATA E PROTEÇÃO DE DADOS

O tema de Business Intelligence esteve presente em vários momentos e espaços da Startup Summit 2019. Por exemplo, na palestra chamada “Data Driven: inteligência de negócios através do Big Data”, que ocorreu no palco “Operação”. Nela, foi debatida a necessidade de começar a se guiar por dados e expostas algumas atitudes práticas – como trazer, para dentro de uma empresa, um profissional ou cultura com esse enfoque 

O elefante em várias salas foi a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor na metade do ano que vem. A discussão dela se faz mais do que necessária considerando que as similares de outros países – como os europeus – foram responsáveis por acabar com estratégias de Marketing Digital e colocar em risco, empresas que atuavam com Big Data.

Na palestra “Lei de Proteção de Dados e Privacidade: os impactos nas pessoas e no ecossistema de inovação”, do palco Ecossistema, falou-se muito sobre informações particulares e privacidade. Como, na verdade, nós “vazamos” dados o tempo todo. Seja fornecendo o CPF para alguns restaurantes ou o endereço para motoboys. 

O que muda na era digital é que, muitas vezes, acabamos fornecendo informações pessoais sem consentimento para fins pouco claros. A perda da privacidade é o preço a se pagar pela comodidade da Internet. A LGPD é criada justamente para resolver esse ponto.

FUNDADOR DA WAZE NO STARTUP SUMMIT 2019

É difícil definir qual foi a melhor ou a mais importante palestra, afinal, é um ponto subjetivo e que varia de acordo com as experiências e finalidades do participante. Mesmo assim, encerrar um evento é sempre uma gigante responsabilidade e um momento entregue a alguém com uma fala bastante distinta e de relevância incomparável com o restante da programação. E, nesta edição, a fala foi de Uri Levine, empreendedor israelense e fundador do Waze.

Repleta de ensinamentos, a palestra de Levine foi composta pela trajetória dele unida algumas dicas para empresas de tecnologia. Por exemplo, que a ferramenta não pode ser o foco, mas sim, a solução do problema para o usuário. 

Muito debatida também foi a questão do “market fit”. A busca pelo equilíbrio de mercado é essencial e, de certa forma, nunca para. Trata-se de um ponto perfeito entre produto, preço, conhecimento e modelo.

Luiz e Andrei, que representaram a BIX Tecnologia no evento Foto: acervo BIX Tecnologia

INOVAÇÃO PARA TODOS

Independente do tempo de mercado ou enfoque da instituição, todas devem sempre buscar se renovar, afinal, nunca se sabe quando uma abordagem disruptiva pode mudar um negócio. A BIX Tecnologia tem como missão ajudar empresas a se transformar e usar os dados para obter resultados melhores em todos os setores. Mesmo assim, continuamos sempre nos atualizando justamente para refinar ainda mais os nossos métodos.

Se quiser saber como a sua empresa pode começar a ter uma postura data driven, entre em contato conosco. Também, não deixe de acompanhar o nosso blog porque teremos mais conteúdos da Startup Summit pela frente!