Como funciona a implementação de um projeto de BI?

Conteúdos deste artigo:

Uma das dúvidas que passa pela cabeça de alguém que está prestes a adotar uma solução de business intelligence é: como funciona o processo de implementação de um projeto de BI? 

Se você não entende muito bem esse processo, esse post é para você! Nele te explicamos o passo-a-passo para implementar o business intelligence. Confira!

Antes de mais nada, é preciso saber que para implementar um projeto de BI, existem três variáveis-chave que devem ser levadas em consideração: escolha da ferramenta tecnológica adequada, planejamento e equipe de confiança.

A escolha da ferramenta certa melhora o processo de tomada de decisão da empresa,  otimiza a velocidade de ação e aumenta os lucros da mesma.  Já o planejamento do projeto, quando realizado de forma bem estruturada, auxilia na redução do prazo de implementação e evita erros clássicos.

Antes de falarmos sobre as etapas da implementação do projeto, não esqueça que essa deve ser realizada por especialistas em inteligência de negócios, Cloud Computing e hosting. Isso é necessário porque esses profissionais possuem uma visão holística da área de TI, algo essencial para conduzir as etapas que falaremos a seguir.

Mas afinal, qual as etapas para implementar um projeto de BI?

Existem 6 passos principais para uma boa implementação do business intelligence, e eles estão todos conectados. Confira:

1. Levantamento de Necessidades

Essa é a etapa inicial. Nela, a equipe de especialistas irá conversar com os gestores para entender quais suas necessidades e que informações eles gostariam de extrair de seus dados. Selecione as pessoas-chave de todos os segmentos da sua empresa que irão utilizar a ferramenta e inclua-os nessa etapa.

A pergunta que guia esse primeiro momento é: o que você quer responder através do Business Intelligence? Liste todos os objetivos que deseja alcançar, sem se preocupar se já possui os dados para tanto ou não.

2. Identificação das fontes de dados e requisitos de informação

Após mapear as necessidades, os analistas irão checar se o banco de dados da empresa já possui os dados necessários para responder às perguntas dos gestores.  Nessa etapa, a equipe irá conversar com os gestores dos departamentos da empresa envolvidos, buscando entender quais os sistemas computacionais usados, onde estão e qual a qualidade dos dados. Aqui há 2 cenários possíveis:

  1. A empresa já possui um Data Warehouse: o data warehouse é o local onde ficam concentradas as informações de toda a empresa, vindas de diferentes áreas. Os dados nesse local já estão tratados, portanto são confiáveis, se correlacionam quando possível e podem ser acessados facilmente. Empresas que possuem um data warehouse já estão com os dados prontos para serem usados e prontas para implementar a solução de BI.
  2. A empresa ainda não possui um Data Warehouse. Nesse caso, a equipe responsável pela implementação do BI irá auxiliar também na construção do armazém de dados. Será um pouco mais demorado, porém nada que não possa ser feito.

3. Planejamento

Nessa etapa ocorre o detalhamento e a documentação de toda a estrutura do projeto. Feito isso, a equipe irá validar o projeto com os gestores.

4. Implementação da Ferramenta

Aqui o software de BI escolhido pela empresa será de fato implementado. Os especialistas irão desenvolver as aplicações necessárias para responder às perguntas levantadas na primeira etapa.

Essa etapa pode ser dividida em 3 sub-etapas:

  • Carga de Dados: aqui os especialistas irão extrair os dados dos locais definidos na etapa 2, transformá-los segundo certos critérios e carregá-los no banco de dados. Esse processo é conhecido como ETL – Extraction, Transformation and Load.
  • Desenvolvimento: aqui a equipe irá utilizar os dados gerados no ETL e criará as dashboards, levando sempre em consideração as necessidades e regras de negócio definidas na etapa 1.
  • Testes: essa etapa é realizada simultaneamente com a implementação do BI para evitar grande quantidade de retrabalho. Nela, a equipe realizará diversos testes para checar se tudo está saindo como o esperado.

5. Disponibilidade aos Usuários

Essa etapa consiste na entrega do produto ao usuário final. Essa etapa envolve também o processo de capacitação dos colaboradores que irão utilizar a ferramenta no dia-a-dia. Como essa capacitação irá ocorrer dependerá da equipe contratada: pode ser por meio da criação de manuais, de treinamentos ou de suporte.

6. Retroação

Aqui o projeto de BI já está implementado e funcionando. O processo de retroação é a melhoria contínua das funcionalidades da ferramenta. A equipe estará disponível para fazer ajustes necessários, melhorar aplicações já feitas, e personalizar cada vez os recursos de acordo com o cenário da empresa.

Conte com a BIX Tecnologia para implementar seu projeto de BI

Esse é o passo-a-passo da implementação de um projeto de BI. Como vimos, são várias as atividades necessárias para o levantamento, desenvolvimento e implantação do Business Intelligence. Essas atividades estão intrinsecamente ligadas e são imprescindíveis para o êxito do projeto.

Entre em contato conosco para ajudá-lo!