Inclusão da TI nas demais áreas da empresa

Conteúdos deste artigo:

A Tecnologia da Informação vem sofrendo grandes mudanças com o passar do tempo. Antes apenas entregava o que lhe era solicitado, atuando como um executor. Esse perfil técnico está evoluindo, a TI passa agora a participar ativamente das decisões de negócios, ganhando um papel estratégico.

As mudanças não ocorreram ao acaso, são frutos de ótimos resultados obtidos com a sua inclusão nas demais áreas da empresa.

O envolvimento dos usuários finais no desenvolvimento faz com que as dúvidas sejam eliminadas antes mesmo da finalização do projeto. O entendimento da demanda fica muito mais claro.

inclusão da TI

Trabalhando com eles é muito mais fácil observar o que o sistema poderia agregar e onde estão as possíveis falhas. Falhas essas que podem fazer com que sua ferramenta pare de ser utilizada.

Não seria frustrante se, depois de tanto trabalho, você desenvolvesse uma solução para ajudar a área cliente e depois descobrisse que ninguém a utiliza?

É claro que seria.

O retrabalho para de ocorrer quando se trabalha lado a lado com o usuário, entendendo suas dores. É preciso estabelecer um alinhamento constante, passando a compreender melhor o contexto e a realidade. Facilitando até mesmo novas sugestões de melhorias.

Isso não é possível sem sair da cadeira, muitas empresas possuem um profissional de TI dentro de cada uma das áreas / empresas clientes para dar apoio e participar como consultor de projetos especiais.

Manter proximidade aumenta a confiança e o respeito, auxiliando na redução de problemas, na criação de inovações e no cumprimento das demandas.

Impulsione seus resultados você também! Entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar!