Já é hora da sua empresa adotar uma cultura de dados

Independentemente de setor ou tamanho, empresas que querem se manter competitivas possuem líderes e gestores que se interessam e pesquisam por temas como inovação, disrupção e transformação digital. Por conta disso, há uma necessidade de se conversar sobre Análise e Cultura de Dados. São dois pontos que qualquer organização ou instituição não pode deixar de investir. 

 

 

As empresas estão produzindo mais dados do que nunca na história e a tendência é um aumento exponencial nisso. Afinal, cada vez mais aparelhos estão conectados, gerando e armazenando informações a serem interpretadas. 

 

Extrair valor de informações oriundas de vários setores é essencial para uma empresa e trata-se de algo que é facilmente alcançado quando se implementa uma cultura de análise de dados internamente.

 

ANÁLISE E CULTURA DE DADOS: O JORNAL

Quando se fala em análise e cultura de dados, é difícil, num primeiro momento, pensar no leque de possíveis aplicações. Mas, olhando para o noticiário tech, começamos a achar cases e acontecimentos que servem de bons exemplos para entender esse tema.

 

Fazendo um rápido exercício, vê-se que seria possível, inclusive, montar todo um jornal contendo apenas notícias relacionadas a dados. Elas estariam presentes em todas as editorias: 

 

POLÍTICA: A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) é um órgão estatal que foi criado para garantir a correta execução da Lei Geral de Proteção de Dados. Mas ainda tem muitos desafios pela frente

 

ECONOMIA: A Google investiu 670 milhões de dólares num moderno data center na Finlândia. A Big G já possuía outros data centers espalhados pela Europa.

 

INTERNACIONAL: A Palantir é uma empresa que minera e analisa Big Data para a CIA e o Exército americano. Foi a responsável por desenvolver a inteligência que ajudou a capturar o Bin Laden. Quase um Big Brother do livro 1984.

 

TECNOLOGIA: Recentemente, a Salesforce comprou, por mais de 15 bilhões de dólares, a Tableau, empresa de visualização de dados. A ideia é entregar soluções mais apropriadas para gestores e tomadores de decisão.

 

Ivana Seric e time do 76ers. Foto: Brian Seltzer – NBA

 

ESPORTES: Ivana Seric é doutora em matemática e cientista de dados. Ela emprega seus conhecimentos no time de basquete da NBA Philadelphia 76ers – que tem uma equipe de 10 analistas de dados – para ajudar o técnico a tomar decisões melhores e formular estratégias mais eficientes. A Bloomberg fez um excelente mini documentário sobre o tema.

 

ENTRETENIMENTO: Influenciadores digitais podem parecer fúteis para algumas pessoas e sua existência, passageira. Porém, o uso de dados pode impactar e muito a relação de um influencer com o seu público. E não há nada de banal no que pode ser gerado com isso

 

PARADAS DE SUCESSO: A Billboard vai comprar a Nielsen Soundscan, uma empresa de análise de dados. A intenção é começar a avaliar o sucesso de músicas combinando várias bases diferentes. Assim, toda a noção de paradas de sucesso torna-se cada vez mais inteligente. 

 

MODA: Glitch é uma empresa que usa algoritmos, dados e inteligência artificial para criar roupas. 

 

MÚSICA: O Endel é um app que usa Big Data para criar música. Por meio da análise de dados, é capaz de gerar música ambiente com base em informações como clima e horário para ajudar as pessoas a relaxarem ou se concentrarem. Tendência de futuro ou não, o fato é que a Warner já fechou um contrato para a criação de 20 álbuns usando essa tecnologia – mas, calma, ainda não é um episódio de Black Mirror com a Miley Cyrus. 

 

 

CAMINHOS PARA UMA CULTURA DE DADOS

Na palestra “Data Driven: inteligência de negócios através do Big Data” do Startup Summit 2019, foi debatida a necessidade de começar a se guiar por dados e foram expostas algumas atitudes práticas. Falou-se- de trazer, para dentro de uma empresa, um profissional ou cultura com esse enfoque.

 

Por conta disso, a BIX Tecnologia desenvolveu um curso de Análise e Cultura de Dados. Ele possui uma ementa planejada para explorar os tópicos mais importantes dessa temática e fornecer o conhecimento necessário para que cada aluno(a) possa aplicar o que foi ensinado em seu trabalho.

 

Entusiastas da temática, profissionais de TI e tomadores de decisão (gestores e diretores) encontrarão meios para que consigam dar início a uma cultura de dados em suas empresas. Fora isso, também será falado sobre tópicos como:

 

  • Conceito essenciais – por exemplo, Big Data e comparação sistêmica
  • Análise de Dados aplicada
  • Storytelling e solução de problemas com dados

 

 

Há três maneiras diferentes de se ver esse conteúdo. Uma delas é via Udemy, onde você tem acesso ao curso EaD na íntegra, com a possibilidade de tirar dúvidas e recebe uma certificação ao final. Inscrições podem ser feitas aqui.

 

Outra possibilidade é acessando o Campus BIX, nossa plataforma própria de EaD. Nele, além de todas as vantagens do Udemy, você ainda tem a possibilidade de uma hora de call com um consultor da BIX ao final do curso. Muito mais do que um momento para tirar dúvidas – o que já é possível previamente -, é a melhor hora para conversar sobre questões específicas de seu negócio/carreira e tirar insights riquíssimos. Inscreva-se aqui!

 

Mas, se você é uma pessoa que não gosta muito de cursos on-line, não se preocupe. Também ofertamos uma versão presencial deste treinamento. Nela, a ementa é muito mais personalizada, pensada nos alunos que comparecerão, e há a possibilidade de sinergia e networking com outros participantes. Confira aqui o nosso calendário de eventos e, caso você queira conversar sobre uma nova data, localidade ou pacotes para o curso de Análise e Cultura de Dados, entre em contato conosco

 

Alunos de um dos treinamentos ofertados pela BIX resolvendo exercícios com apoio dos instrutores

 

ALTERNATIVA MAIS RÁPIDA PARA UMA CULTURA DE DADOS

Capacitar um profissional é uma significativa e efetiva maneira de se dar início a uma Cultura de Dados em uma empresa. Porém, muitas vezes, grandes empresas precisam trazer profissionais de fora para ajudar nessa jornada – e, quanto maior a instituição, maior a pressa e necessidade de ajuda.

 

A BIX Tecnologia é uma consultoria de Business Intelligence (Análise de Dados para tomada de decisão e planejamento de estratégias) e Advanced Analytics (análise de dados para prever tendências). Ajudar empresas a se tornar data-driven está entre nossas metas.

 

E, ao contrário de outras consultorias que tentam empurrar soluções prontas, a BIX Tecnologia acredita em ouvir os clientes e unir gestão, processos e pessoas para que todos conquistem melhores resultados.

 

Se você busca tornar a sua empresa data-driven ou quer conversar mais sobre cultura de dados, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você a extrair o máximo do valor das informações de sua instituição.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *