Business Intelligence para revolucionar as áreas da Saúde

Quaisquer áreas e instituições têm potencial de serem impactadas ao implementar soluções de Business Intelligence, sendo que, no caso da Saúde, sobretudo, os resultados podem ser ainda maiores e melhores. É só pensar na importância de se ter um controle claro da base de dados e compreensão dos resultados conquistados. Afinal, são muitos os envolvidos e beneficiados por todos os serviços oferecidos.

 

 

Muito são os fatores que têm que ser gerenciados na área da saúde: Pacientes, profissionais, agendas, materiais, remédios… Business Intelligence, quando corretamente aplicado, une esses dados de uma forma que todos os processos sejam agilizados e melhorados.

 

Só que, de fato, as soluções de BI ainda são poucos conhecidas se pensarmos no quão grandes são as vantagens e o quanto podem impactar diversas áreas, setores e serviços ligados à saúde pública e privada.

 

SAÚDE E BUSINESS INTELLIGENCE: Exemplos de aplicações

 

Um rápido exercício de imaginação já ajuda a visualizar como Business Intelligence pode não só melhorar muito os serviços de saúde como também se aplica em todos os setores.

 

 

A quantidade de dados gerados à partir do momento em que se entra em um pronto-socorro, por exemplo, é enorme. Entre as informações geradas antes sequer do atendimento e que podem ajudar muito na tomada de decisão de gestores estão:

 

  • Horário de entrada
  • Tipo de atendimento (preferencial ou comum)
  • Se está com alguém ou não
  • Tempo de espera até o atendimento

 

Possuindo-se uma base de dados confiável e de fácil acesso, todo o atendimento, inclusive, pode ser otimizado.

 

Essas informações exemplificadas – fora várias outras que podem ser oriundas de uma triagem ou consulta – quando filtradas, organizadas e qualificadas podem ser utilizadas, por exemplo, pelo próprio hospital. Assim, filas e tempos de espera podem ser reduzidos. Toda a experiência de um paciente pode ser planejada para ficar mais confortável. Plantões também podem ser estruturados de maneira mais eficiente para não sobrecarregar nenhum profissional – de qualquer patamar do nível hierárquico.

 

Isso, claro, sem mencionar um elemento que é essencial em vários outros segmentos e que, na Saúde, é ainda mais importante: O estoque. A ausência de um medicamento pode ser responsável por graves consequências. E ajudar a organizar melhor materiais e produtos armazenados é algo simples para softwares de BI utilizados corretamente.

 

 

Médicos que tenham acesso a um histórico confiável e de fácil visualização de um paciente conseguem entender se uma queixa é recorrente, se há alguma tendência, se algum remédio prescrito anteriormente é inútil ou não, quais procedimentos já foram tomados… Essas informações tornam os diagnósticos muito mais precisos.

 

A saúde pública também pode ser altamente beneficiada. Tendo acesso a informações confiáveis de hospitais, é possível investigar a origem de surtos ou epidemias, melhor planejar campanhas de prevenção ou vacinação e tornar esse procedimentos mais eficientes.

 

No caso dos planos de saúde, as aplicações de Business Intelligence claramente são bastante necessárias. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apontou, em 2017, que esse setor foi o líder de reclamações feitas por consumidores, com 23,4% do total. Tratou-se do 3º ano consecutivo de liderança.

 

Automatizar processos e criar soluções rápidas pode ajudá-los a conquistar uma relação mais saudável *perdão pelo trocadilho* com os beneficiários. Já transformar os dados gerados em informações pode ajudar os gestores a bolar planos personalizados ou mais adaptados à realidade de uma cidade, revolucionando a saúde deste município.

 

Ou até mesmo, com base em dados filtrados e confiáveis, criar um aplicativo que possa ajudar um beneficiário a criar hábitos de vida mais saudáveis. Isso é essencial quando se fala em prevenção – o que, especialistas concordam, é muito importante para combater doenças.

 

ERA DOS DADOS

 

O momento atual é de uma correta e necessária valorização de dados gerados. Diversas empresas e segmentos têm buscado, de alguma forma, soluções baseadas em Big Data que os ajudem a conquistar resultados mais positivos. A área da saúde não apenas possui aplicações claras como também tem um potencial de conexão invejável.

 

A gestão da saúde pública se beneficiaria muito com um pareceria baseada em dados tanto com hospitais públicos quanto privados – e vice-versa. Montar um mapa com número de consultas por região ajuda todos eles a saber melhor, por exemplo, onde investir corretamente verba para propaganda, otimizando tempo e recursos.

 

Os planos de saúde, tendo organizados os feedbacks de clínicas e hospitais quanto a filas de espera por atendimento pode também beneficiar todos os envolvidos. Faz com que se sintam mais respeitados e valorizados. Isso, claro, é apenas um exemplo.

 

Qualquer empresa ou instituição da saúde que usa dados como forma de melhorar o próprio serviço sem dúvida se destaca em meio aos concorrentes e acaba sendo melhor visto por pacientes e consumidores.

 

A missão de usar os dados para melhorar a vida de todos é a missão da BIX Tecnologia. Usando ferramentas modernas de Business Intelligence, é possível fazer com que diversos serviços da Saúde se tornem eficientes como nunca. Conheça mais sobre o nosso serviço e entre em contato para conversar sobre as nossas soluções.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *