5 Motivos para você investir em treinamentos de Advanced Analytics

O mercado de Business Intelligence e Analytics deve crescer de 17.9 bilhões de dólares em 2015, para 26.78 bilhões até 2020, em uma Taxa Composta Anual de Crescimento (CAGR) de 8,4%, de acordo com a MarketsandMarkets. E junto com esse crescimento, vem a eclosão de diversas ferramentas de Advanced Analytics para dar conta de lidar com todo o volume de informação gerado.

De acordo com uma pesquisa feita pela IDC em 2016, dentro de 3 a 5 anos, as organizações terão que passar por uma séria transformação digital em grande escala se quiserem se manter competitivas no mercado. Ou seja, a demanda das empresas por análise de dados tende a crescer consideravelmente.

Com isso em mente, que tal começar a investir na sua carreira?

Se você ainda não se convenceu, confira a seguir 5 razões que listamos para você investir em treinamentos de Advanced Analytics:

treinamento advanced analytics bix

 

 

#1: O Mercado da Inteligência de Negócios não para de crescer

Em 2017, o mercado de TI brasileiro movimentou 4,5% de dinheiro a mais do que no ano anterior, somando um total de US$ 38 bilhões. Ainda segundo dados levantados pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e IDC, o Brasil ficou em primeiro lugar na lista de investimentos em TI na América Latina.

Em 2018, a tendência é que o investimento e o mercado continuem crescendo, principalmente na segunda metade do ano. O setor de TI será cada vez mais puxado por tecnologias relacionadas a dados, especialmente aplicações de Big Data e Analytics.

 

#2: Profissionais de Dados estão cada vez sendo mais procurados

Com a ascensão do mercado de dados, profissionais preparados para transformar dados brutos em insights valiosos estão cada vez sendo mais requisitados. Isso porque por mais que as ferramentas de Business Intelligence sejam poderosas, o diferencial para se obter sucesso ainda é o profissional que está por trás de seu uso.

“O mercado vai precisar de pessoas que saibam aproveitar ferramentas de análise de Big Data. A tecnologia de análise apresenta dados consolidados e cheios de informações valiosas, mas a decisão vem da mente humana”, comenta José Ramón Peña, executivo de  Rational Softwares para América Latina.

O Guia Salarial da Robert Half aponta que o salário de um analista de BI varia de R$ 4.5 mil a R$ 11 mil, enquanto o de um especialista de BI varia entre R$ 10 mil e R$ 16.5 mil. Já um especialista em big data recebe entre R$ 12 e R$ 22 mil.

A oferta desses profissionais no mercado, no entanto, ainda é escassa. Por isso, muitas empresas estão optando por desenvolver profissionais internamente ao invés de buscar novos. Investir em treinamentos especializados para os colaboradores é uma prática que está ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Muitas empresas já perceberam que áreas com talentos otimizados geram muito mais valor que o investimento realizado.

 

#3: Diferencial para profissionais de Engenharia e TI

Se você já possui background acadêmico na área de engenharia ou tecnologia da informação, aprender a manusear as grandes ferramentas de advanced analytics do mercado pode fazer sua carreira despontar.

Para trabalhar com dados, é preciso gostar de desafios, ter perfil analítico e bom raciocínio lógico. Todas essas skills costumam fazer parte do perfil de engenheiros. Mas, além disso, engenheiros também costumam ter uma visão empresarial holística, focada em business. Isso também é essencial para se trabalhar com ferramentas de Business Intelligence.

Por isso, conhecer as ferramentas de BI podem ser um grande diferencial na hora de alocar esses profissionais nas melhores vagas do mercado. Aliando seus conhecimentos técnicos com conhecimentos práticos você se destaca da concorrência.

 

#4: Você pode aplicar análise de dados em qualquer área

O Business Intelligence dominou o mercado até meados de 2010, quando começou a ganhar espaço no mercado o conceito de Analytics. Desde então, a análise de dados deixou de ser algo exclusivo do setor de TI e começou a se expandir para todas as outras áreas empresariais.

A maioria das empresas já possui uma base de dados estruturada, mesmo que não seja organizada. Essa base contém dados de todos os setores e nela se escondem oportunidades de otimizar processos e gerar mais valor. Qualquer setor pode encontrar em sua própria base de dados novas formas de fazer negócio.

Por isso, não importa se você trabalha com Finanças, Marketing, ou RH, conhecer ferramentas de análise de dados não é uma capacitação que não será feita em vão. As ferramentas de Business Intelligence e Business Analytics podem te ajudar a encontrar o ouro em sua mina de dados, e ser um profissional que tem conhecimento delas é um grande diferencial.

 

#5: Capacidade de prever o futuro

Ferramentas de Advanced Analytics fazem com que o usuário possa colocar a análise preditiva em prática. Essa análise se baseia em associar o grande volume de informações gerado com ferramentas tecnológicas para, através do estudo do “passado”, identificar tendências para o futuro.

Obviamente prever o futuro com precisão é impossível. Mas, quando a ação é repetitiva e segue certos padrões, prever eventuais ações se torna possível. Com o domínio de uma ferramenta que te permite fazer isso, você consegue sair na frente quando o assunto é planejamento estratégico.

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *