7 Conceitos utilizados pela BIX Tecnologia em seu dia-a-dia

Este mês a BIX Tecnologia, em parceria com o NEO Empresarial, esteve presente na UFSC para difundir um pouco dos seus ideais e dialogar com os estudantes. A palestra abordou a história da BIX, aliada à recente ebulição do empreendedorismo jovem em Florianópolis, e mostrou conceitos utilizados na prática pelos fundadores da empresa para resolver problemas do dia-a-dia não só dentro da empresa, como na vida.

 

BIX Tecnologia na UFSC

Palestra da BIX na Universidade Federal de Santa Catarina

 

A maior parte da palestra foi focada em apresentar conceitos que fazem parte da cultura da empresa. Neste post faremos um breve resumo desses conceitos. Confira a seguir!

 

CONCEITO #1: COMPLETED STAFF WORK

O Completed Staff Work (Trabalho completo de equipe) é um princípio de gerenciamento fortemente utilizado dentro da BIX.  Seguir esse princípio significa que todo o trabalho deve ser feito de maneira completa – ou seja, sem ficar falando que “falta só…” e sem entregas de baixa qualidade.

Segundo esse princípio, os funcionários devem sempre chegar aos seus superiores com soluções e recomendações, e não com mais dúvidas ou problemas. Isso faz com que o tempo do gerente seja otimizado, além do funcionário se empenhar para trabalhar com mais autonomia e responsabilidade.

Mas como saber se sua entrega é um completed staff work? Simples: após concluir um projeto, antes de entregá-lo, se pergunte: eu apostaria minha reputação nisso? Eu aprovaria esse trabalho se fosse o gerente? Com suas respostas você saberá se fez o melhor que pode.

 

CONCEITO #2: COMUNICAÇÃO EM PIRÂMIDE

O princípio da comunicação em pirâmide busca tornar a comunicação mais clara e eficiente. Ele nos faz passar as mensagens de trás pra frente, ou seja, partindo da conclusão para os fatos.

Seguindo este princípio, você começa sua mensagem com a conclusão para só depois ir argumentando em cima dela. Abaixo segue um exemplo para você entender como isso funciona na prática:

 

Mensagem normal: 

O Sr. Bill Gates telefonou para dizer que não poderá comparecer ao jantar no dia 5. O Sr. Steve Jobs diz que poderá vir dois dias antes ou depois, ou até mesmo no dia 10, mas não antes do dia 30, e a secretária do Sr. Elon Musk diz que ele só voltará do Congo no dia 5, bem tarde. O restaurante está reservado para o dia 6, porém estará livre no dia 7. Que tal marcarmos no dia 7?

Mensagem em pirâmide:

Resultado: a mensagem fica mais fácil de ser compreendida e a comunicação é efetiva.

 

CONCEITO #3: HOW WILL YOU MEASURE YOUR LIFE

“Como você irá avaliar sua vida?” é um artigo publicado pela Harvard Business Review Magazine. O artigo difunde a ideia de que para sua vida valer a pena você deve equilibrar três pilares: família e amigos, qualidade de vida, e não ser preso.

Família, amigos, e qualidade de vida são coisas fáceis de se entender. O terceiro pilar, por sua vez, que a primeira vista pode parecer estranho, diz respeito a fazer coisas que o seu “eu do futuro” irá te agradecer por ter feito. Ou seja, não faça nada que possa vir a te encrencar ou te tirar de um caminho correto. Seja uma pessoa honesta, com princípios e valores.

Esta é uma característica muito presente dentro da BIX: o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Todos dentro da empresa tem suas responsabilidades e cumprem seus deveres, mas nunca deixando de lado seus hobbies e momentos de descontração. A qualidade de vida é respeitada e incentivada por todos.

 

CONCEITO #4: OUTSOURCING E AUTOMATIZAÇÃO

Outsourcing nada mais é do que uma terceirização. E automatização, como o próprio nome já diz, significa automatizar processos para gerar otimização da produção e dos serviços.

Para a BIX, esses são dois conceitos que estão sempre presentes no dia-a-dia da organização. Toda vez que surgir uma atividade que demandará muito tempo e esforço da sua equipe, pese na balança se  não vale a pena terceirizar esse serviço ou encontrar uma forma de automatizar. Isso otimizará o tempo da sua equipe e permitirá que ela foque a energia apenas nas coisas certas.

 

CONCEITO #5: PRINCÍPIO DE PARETTO

O princípio de Paretto é também conhecido como o princípio 80/20. Este princípio diz que 20% dos nossos esforços geram 80% dos nossos resultados. Isso significa que a maior parte das coisas que fazemos não gera produto nenhum, e que devemos aprender a eliminar as atividades que são desnecessárias.

Um exemplo do princípio de Paretto na prática: vamos supor que você tenha uma grande prova de cálculo amanhã e que a matéria esteja distribuída em 50 páginas de leitura. Vale mais a pena estudar as 50 páginas, ou resolver as questões da prova anterior? Logicamente a resposta é a segunda opção.

Comece a aplicar o princípio 80/20 na sua vida e veja como as coisas se tornam mais simples e eficientes.

 

CONCEITO #6: MENTORIA

 

A BIX acredita fortemente em desenvolver as pessoas. Tenha ao seu lado as pessoas certas, ajude-as a crescer cada vez mais e então o céu será o limite. Por isso, todos dentro da organização possuem um mentor.

Um mentor é aquela pessoa que irá te ajudar a polir suas qualidades, trabalhar em cima dos seus defeitos e estar ao seu lado durante sua jornada de desenvolvimento profissional e pessoal. Na BIX, a dupla mentor e mentorado se reúnem aproximadamente de 2 em 2 meses para avaliar o progresso e estabelecer novas metas.

Escolha alguém em quem você se inspire e peça a essa pessoa para ser seu mentor. O potencial das pessoas pode ser muito melhor explorado quando temos ajuda!

 

CONCEITO #7: HORA BIX

Como muitos dos funcionários trabalham remotamente em clientes, não é possível que todos da empresa se encontrem no escritório para trabalhar durante semana. Pensando nisso e visando unir o time, e aproveitando para gerar mais desenvolvimento para os funcionários no caminho, foi criada a hora bix.

A hora bix é uma reunião que ocorre uma vez por semana, na sede da empresa, na qual cada semana um colaborador é responsável por apresentar um livro que tenha lido.

A reunião começa com uma sessão de “Up’s and Down’s” – uma dinâmica na qual cada funcionário compartilha com a equipe uma coisa boa e uma ruim que tenha acontecido na sua semana. Depois, ocorre a apresentação do livro, e se sobrar tempo outros funcionários também podem apresentar artigos, vídeos, ou qualquer coisa que ache interessante compartilhar com a equipe.

O objetivo da hora bix é criar a cultura da empresa, reunir a equipe, compartilhar conhecimento e motivar todos à leitura. Temos uma lista de livros que já foram apresentados disponíveis, clique abaixo para conferir!

 

 

E você? Quais hábitos e conceitos são utilizados na sua empresa? Compartilhe conosco!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *