Como garantir o sucesso da implementação do BI na sua empresa?

Já explicamos como funciona a implantação do Business Intelligence nas organizações, bem como já falamos sobre como escolher a melhor solução de BI para o seu negócio. Hoje, seguindo nessa linha, trazemos dicas para garantir o sucesso da implementação do BI. Continue lendo para descobrir!

dicas de sucesso implementação de bi

 

É lógico que o sucesso de uma estratégia de BI depende de inúmeros fatores e variáveis que não caberiam citar nesse post. Contudo, existem alguns pontos principais que devem ser levados em consideração para garantir o melhor desempenho do projeto. Confira a seguir:

 

DEFINA OBJETIVOS E TRACE METAS

Assim como qualquer outro projeto, um projeto de BI deve ser iniciado apenas após os objetivos terem sido definidos.

Ou seja, saiba o que você quer alcançar com a ferramenta de BI. Faça as perguntas que quer responder com a solução e mantenha-as em mente durante todo o projeto. Quanto mais claros forem seus objetivos e suas metas, mais assertivo será o projeto.

 

ESCOLHA SEU FORNECEDOR COM ATENÇÃO

Um projeto de BI não é algo que se implanta para depois ser deixado à deriva. É preciso estar constantemente monitorando seus resultados e identificando melhorias de uso. Com isso em mente, saiba escolher um fornecedor que ofereça um pós-venda adequado.

O atendimento ao cliente é uma parte fundamental do sucesso de um projeto 

de BI. Os fornecedores devem estar em contato com sua equipe interna durante todo o projeto. Por isso, é importante também que os tomadores de decisão incluam os usuários da empresa na decisão de qual fornecedor escolher, pois essas pessoas são as que estão constantemente em contato com os dados e sabem do que o negócio precisa.

Assim, não deixe o seu time de fora dessa etapa e mantenha a transparência. E lembre-se: se o fornecedor não te oferece um bom suporte e apoio, pense duas vezes antes de contratá-lo.

 

 

 

 

 

TREINE SUA EQUIPE

A ferramenta certa nas mãos das pessoas erradas sempre será pior que a ferramenta errada. De nada adianta ter a solução ideal se sua equipe não for capaz de usá-la.

Por isso, treine os usuários previamente. Invista na capacitação, seja por meio de cursos online ou de treinamentos presenciais. Garanta que quando chegar a hora de ver o software rodar, todos da sua equipe já estarão em algum grau familiarizados com a solução. Isso evitará erros e confusões durante o manuseio das ferramentas.

 

VERIFIQUE A POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS

Você provavelmente já utiliza outros softwares em sua empresa. Esses softwares, sejam ERP’s, plataformas de automação de marketing, ou derivados, são fontes fundamentais de dados e devem andar junto com a ferramenta de BI.

Por isso, escolha uma ferramenta de BI que possua integração com os sistemas que você já utiliza. Isso facilitará todo o trabalho da equipe de dados, evitando trabalho dobrado. Também é importante testar essa integração antes de fechar qualquer tipo de contrato, ver na prática como funciona para evitar frustrações no futuro.

Converse com os fornecedores e alinhe suas expectativas! E caso não haja possibilidade de integração, analise junto aos consultores como as informações seriam obtidas e trocadas para decidir se vale a pena ou não.

 

DELEGUE ATIVIDADES E ESCOLHA BEM OS RESPONSÁVEIS

Um software de BI é capaz de gerar grandes insights, porém não é capaz de fazer isso sozinho. Por mais inteligentes que as ferramentas sejam, a maior inteligência por trás de tudo ainda é a força de trabalho humana.

Escolha muito bem os responsáveis por cada etapa do projeto. Tenha certeza de que o manuseio e monitoramento da ferramenta estará nas mãos certas e confiáveis.


E aí, gostou das nossas dicas? Tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe nos comentários!

 

Para mais informações, entre em contato conosco.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *