Descubra como o Qlik Sense pode te ajudar a fazer análise preditiva

Já explicamos o que é análise preditiva e como você pode aplicá-la em seu negócio nesse post. Hoje, daremos continuidade ao assunto e te explicaremos como o Qlik Sense pode te ajudar a realizar essa análise. Confira!

 

analise preditiva com qlik sense

 

Em um mercado tão dinâmico quanto o atual, cada vez mais as empresas sentem a necessidade de agir com antecedência. Tentar prever situações de risco e buscar informações acerca do que fará sucesso nos próximos meses antes da concorrência são práticas que estão sendo cada vez buscadas pelas organizações.

Por isso, o investimento em Big Data e em análise preditiva vem crescendo. Para desenvolver essas tecnologias e aprimorar o seu uso, existem ferramentas que são de grande ajuda. É o caso da linguagem R e do Phyton. 

 

Linguagem R? Mas o que é isso?

Para a análise preditiva ser assertiva, é preciso que os dados sejam de qualidade. Por isso, o trabalho de limpeza, organização e manipulação dos dados é vital. Sem um processo de higienização eficaz não há como gerar uma previsão eficaz.

Nesse sentido, entra em cena a linguagem R. R é uma linguagem estatística e de programação muito usada para desenvolver softwares de estatística e de análise de dados. Essa linguagem pode ser usada como base para realizar análises preditivas, tornando-as mais acessíveis.

A linguagem R é a linguagem dominante na área de Data Science e é através dela que o tratamento de dados é facilitado. Devido às suas funcionalidades, o R permite um processamento de dados de altíssima qualidade. Além disso, é uma tecnologia gratuita.

 

E o Phyton?

Phyton também é uma linguagem de programação. Porém, ao contrário da linguagem R, sua sintaxe é mais semelhante a de outras linguagens. A legibilidade do Python também é praticamente incomparável, porque se parece muito com uma linguagem verbal. Essa legibilidade destaca a produtividade do desenvolvimento.

O Python possui inúmeras bibliotecas de próprias para higienização dos dados e de análise preditiva. A linguagem R, por sua vez, possui mais pacotes de inferência estatística.

Por isso, essas duas linguagens podem ser grandes aliadas ao desenvolvimento de predições.

 

Integração entre Qlik Sense, R e Phyton

treinamento qlik sense online

Que o Qlik Sense possui diversas vantagens, você provavelmente já sabe. A novidade é que, a partir das novas versões do Sense de Junho e Novembro de 2017, a ferramenta aprimorou bastante sua capacidade analítica preditiva.

Hoje o Sense é compatível com a linguagem R e com o Phyton. Essas duas linguagens, que têm como ponto forte a capacidade de extrair todo o potencial da análise estatística, podem trazer esse potencial para dentro das suas visualizações no Sense.

A união dessas tecnologias viabiliza previsões de qualidade, que colaboram para o planejamento de cada etapa do seu negócio. Com bases estatísticas mais completas e visualização clara e intuitiva de resultados complexos, a tomada de decisões dentro da empresa é facilitada.

Converse com um cientista de dados e comece hoje mesmo a enriquecer suas visualizações! Temos certeza que essa associação de tecnologias irá trazer insights valiosos para o seu negócio. 


Para mais informações, entre em contato conosco.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *