5 Limitações de planilhas que impedem uma análise de dados completa

As planilhas de Excel são a ferramenta de análise mais usada entre as pessoas. E isso tem uma razão: essas planilhas são, de fato, muito úteis. No entanto, se queremos extrair informações relevantes de um grande volume de dados, elas não serão completamente capazes de nos ajudar.

Nesse post te apresentaremos cinco limitações das planilhas de excel que prejudicam o potencial máximo da sua análise de dados. Continue lendo e descubra!

 

planilhas limitam a análise de dados

 

Para fazer análises avançadas e responsivas, planilhas não são a ferramenta mais eficiente. Erros são comumente cometidos às custas de eficiência, tempo e precisão.

Além desses erros, também existem limitações que comprometem a boa análise de dados.  Confira a seguir cinco coisas que suas planilhas NÃO podem fazer por você:

 

INTEGRAR TODOS OS SEUS DADOS

Independente do tamanho da sua empresa, você provavelmente tem uma grande quantidade de dados por toda a parte. Possivelmente esses dados não estão armazenados somente em planilhas, mas também na nuvem ou em algum data warehouse.

Dados transacionais, de mídias sociais, histórico de clientes, e web analytics são apenas alguns exemplos de informações que não podem ser propriamente analisadas por meio de planilhas.

Para obter insights mais apurados, é essencial ter a capacidade de usar tantos dados quanto forem necessários. Conectar e analisar todos os seus dados de forma rápida, independente de seu tamanho, volume e localização, é vital para extrair o máximo de valor das informações. E isso é algo que planilhas de excel ainda não são capazes de fazer.

 

MISTURAR E LIMPAR SEUS DADOS

Um relatório mensal típico da sua empresa pode incluir dados exportados de seu sistema de CRM, dados extraídos de seu banco de dados de vendas, dados publicados por sua equipe financeira, entre outros. Com as planilhas, você gasta horas em cada conjunto de dados tentando conectar os pontos e transformando-os em uma apresentação. Pura perda de tempo e de eficiência.

Há um caminho melhor. Esse caminho é a combinação de dados de variadas fontes.

Ao juntar diferentes conjuntos de dados em um campo comum, você pode obter uma visão única e holística de coisas como desempenho e acompanhamento conclusão das metas em todas as etapas do seu processo. Com a ferramenta certa de análise de dados, você pode criar links para cada uma das suas fontes de dados, seja ao vivo ou como um extrato, e facilmente misturá-los.

Essa mistura de dados em campo comum aumentará a compreensão dos usuários e facilitará o processo de tomada de decisão.

Enquanto você realiza esse mix de dados, é essencial também mantê-lo limpo. Muitas vezes o trabalho em planilhas é doloroso pois as informações não são agradáveis visualmente. Por exemplo, a maioria das planilhas armazena datas em linhas entre colunas.

Ser capaz de remover linhas indesejadas e ter flexibilidade para renomear dimensões e medidas é fundamental, principalmente quando essa liberdade de mudança não compromete suas atualizações de dados. Em planilhas você até pode ter tais flexibilidades, mas sempre tendo que tomar muito cuidado para não atrapalhar suas atualizações.

 

VISUALIZAÇÕES MAIS CLARAS

Você provavelmente conhece o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”, não é? Esse é justamente o caso aqui.

Visualizações de dados devem ser simples e rápidas de serem lidas. Tabelas baseadas em extensas linhas e colunas de números são justamente o oposto disso.

Claro que softwares como o Excel fornecem algumas visualizações em gráficos. No entanto, o mercado atual demanda visualizações mais poderosas e dinâmicas. É preciso dispor de uma gama de opções de visualizações que respondam às possíveis perguntas dos usuários em uma reunião, por exemplo.

Mapas geográficos são um excelente exemplo de visualizações mais poderosas que as planilhas não possuem. Enxergar seus dados em um mapa traz uma compreensão intuitiva que nenhuma tabela poderia alcançar.

Nem tudo precisa ser um gráfico de barras ou de pizza. O cérebro humano processa informações majoritariamente de forma visual. É por isso que é tão vital usar diversos tipos de visualizações, cores, filtros, etc para o processo de compreensão.

 

PAINÉIS “DRAG AND DROP”

Reunir todas as informações relevantes em um só lugar é um fator crítico. Uma pilha de planilhas não se enquadra nesse cenário.

A adição de painéis ao seu arsenal de ferramentas de análise te permite considerar todos os fatores importantes para suas decisões em um só centro.

Com a ferramenta certa, você consegue construir painéis usando a interface de “arrastar e soltar”, além de criar filtros e menus suspensos que te ajudam a interagir diretamente com suas informações com apenas um clique do mouse.

 

UPDATES AUTOMÁTICOS

Suas planilhas só são válidas até seus próximos dados serem extraídos ou atualizados. Organizar seus dados em uma planilha já é um processo demorado, e muitas vezes até você terminar esse processo você já recebeu um e-mail com mais dados para serem adicionados.

Já imaginou como seria mais fácil se após criar uma dashboard, ela se mantivesse sempre atualizada?

Com boas soluções de inteligência de negócios isso é possível. Suas dashboards podem ser conectadas com sua base de dados e automaticamente serem atualizadas toda vez que são abertas.

 

SE MINHAS PLANILHAS NÃO SÃO SUFICIENTES, QUAL A BOA NOTÍCIA?

Os gráficos e tabelas básicos oferecidos por essas planilhas, no mercado atual, são apenas o passo inicial básico para uma análise de dados. Se você quer extrair o máximo valor dos seus dados, será necessário usar diversos tipos de exibições visuais avançadas.

A boa notícia disso tudo é que existem inúmeras outras opções de ferramentas de análise de dados disponíveis no mercado! Entre em contato conosco para conhecê-las!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *