Como projetos de Ciência de Dados podem ajudar a sua empresa?

Já quis ter mais confiança ao tomar uma decisão, entender melhor os seus clientes ou, até mesmo, prever o futuro do seu negócio? Então, os projetos de ciência de dados podem ajudar sua empresa! Inicialmente, é importante entender que a ciência de dados, do inglês Data Science, é o campo de estudo que combina conhecimento de domínio, habilidades de programação, matemática e estatística para extrair insights significativos dos dados. Por sua vez, esses sistemas geram entedimentos e percepções que analistas e usuários de negócios traduzem em valor comercial tangível.

Dados > Informação > Conhecimento > Insight > Inteligência 

Nesse post, vamos compreender, através de cases e aplicações reais, como os projetos de ciência de dados podem ajudar a sua empresa.


A Ciência de Dados é um campo que combina matemática, programação e visualização, aplicando métodos científicos a domínios ou problemas específicos de negócios, por exemplo, prever o comportamento futuro de um cliente, planejar rotas de tráfego aéreo ou reconhecer padrões de fala. Mas, quais são os pontos que fazem uma organização orientada a dados? 

  1. Compreender o negócio e o processo de tomada de decisão;
  2. Estabelecer métricas de desempenho; 
  3. Projetar a solução de ponta a ponta; 
  4. Desenvolver um ferramental que suporte a Ciência de Dados;
  5. Unificar a visão da Ciência de Dados da organização;
  6. Manter as pessoas envolvidas.

Ciência de dados na prática: conheça um projeto do mercado de esportes 

Vamos fazer uma analogia de um projeto de ciência de dados no mercado de esportes. Alguns esportes, especialmente os norte-americanos, têm maior tradição em utilizar dados para tomada de decisão do que outros. Um exemplo é o beisebol. 

Um caso famoso neste universo é o da Oakland Athletics, que foi inclusive retratado no filme “Moneyball – O Homem Que Mudou o Jogo”. A obra conta a história real de Billy Beane, o diretor geral da equipe de beisebol, que em 2001 apostou nas estatísticas apresentadas por Peter Brand, estudante de economia da Universidade de Yale, para contratar jogadores. A equipe era formada, em geral, por jogadores cujo passe era barato, considerados apenas razoáveis pela mídia e olheiros, mas apresentavam estatísticas necessárias para vencer partidas. A partir daquela temporada, todas as equipes do beisebol norte-americano começaram a tomar decisões baseadas em dados

A interseção aqui entre o time de beisebol e o time da sua empresa está no direcionamento da sua visão para o que pode não estar sendo analisado, mas está à sua frente. As organizações devem começar com as perguntas certas, devem ser mensuráveis, claras, concisas e diretamente correlacionadas às suas estratégias de negócio. 

Nesse estágio, é importante projetar perguntas para qualificar ou desqualificar possíveis soluções para um problema ou oportunidade de negócios específicos. Por exemplo, comece com um problema claramente definido: uma empresa de varejo está enfrentando custos crescentes e não é mais capaz de oferecer preços competitivos a seus clientes. Uma das muitas perguntas para resolver esse problema de negócio pode incluir: a empresa pode reduzir suas operações sem comprometer a qualidade? Bom, um projeto que mensure e qualifique isso pode te dar essa resposta. 

Benefícios da ciência de dados nas organizações

Em organizações voltadas para o cliente, a Ciência de Dados ajuda a identificar e refinar os públicos-alvo. Ela também é bastante útil no recrutamento: o processamento interno de aplicativos e testes e jogos de aptidão orientados por dados ajuda a equipe de recursos humanos de uma organização a fazer seleções mais rápidas e precisas durante o processo de contratação. 

Os departamentos de vendas e marketing, por exemplo, podem extrair dados dos clientes para melhorar as taxas de conversão ou personalizar campanhas de marketing. 

Instituições bancárias estão minerando dados para melhorar a detecção de fraudes. Serviços de streaming de vídeo e música utilizam a análise de dados para determinar o interesse de seus usuários e aplicar essas informações para determinar quais programas de TV ou filmes serão produzidos. 

Os projetos de ciências de dados podem trazer benefícios para os mais diversos mercados e áreas. Além disso, podemos perceber que o projeto de data science não é só sobre o que foi relevante para a empresa no passado, mas sim quais serão as tendências mais importantes este ano e no ano que vem. 

Quer saber como a ciência de dados pode ser empregada na sua empresa para refinar processos e conquistar resultados? Entre em contato conosco! Temos cases semelhantes aos que relatamos neste post e trabalhamos voltados para as características de cada organização, focando nos resultados para o seu negócio!

Escrito por Vanessa Rodrigues