6 Tendências para a Análise de Dados em 2020

O ano de 2020  traz perspectivas muito interessantes para a Análise de Dados e seus temas correlatos, como Business Intelligence. Estar bem informado e se preparar para os novos caminhos do mercado é importantíssimo para qualquer profissional ou empresa que busca conquistar resultados ainda melhores. Por conta disso, elegemos as mais importantes tendências da área!

 

 

No começo de 2019, também fizemos o exercício de elencar as 4 principais tendências. Foram elas:

 

  • Linguagem
  • Storytelling e Dados
  • Inteligência Artificial
  • Machine Learning

 

Quem acompanhou o noticiário tech no ano passado, conseguiu ver que as apostas feitas se mostraram certeiras e foram discussões muito relevantes para analistas e desenvolvedores. Alguns dos pontos, inclusive, permanecerão em destaque no ano de 2020.

 

ANÁLISE DE DADOS EM 2020: AS 6 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

 

Para as empresas que já apostam em Análise de Dados e Business Intelligence, essa lista certamente trará novos insights e poderá servir como fonte de ideias interessantes para o novo ano. Ao mesmo tempo, para organizações que estão buscando se aproximar destes conceitos, também existem pontos interessantes que podem auxiliar na formulação de estratégias. As seis principais tendências de 2020 são:

 

Qualidade de Dados

Durante algum tempo, várias empresas saíram em busca de dados para se obter resultados melhores, seja de bancos externos ou coletando os próprios. Não havia, porém, a preocupação necessária com a qualidade e confiabilidade dessa informação em questão. As consequências de um erro neste ponto, porém, têm dimensões incalculáveis.

 

De maneira geral, um dado de qualidade é aquele que atende da maneira correta ao seu propósito. Trata-se de uma informação completa, verdadeira, não duplicada e precisa. 

 

Apenas com dados precisos que uma estratégia pode ser posta em prática com eficiência por uma organização. Inclusive, a confiança nas informações geradas ou coletadas é essencial para a governança de dados plena. 

 

Quer saber mais sobre esse tema? Então, inscreva-se aqui no webinar promovido pela BIX Tecnologia sobre Qualidade de Dados e os ganhos para a organização!

 

 

Governança de Dados

A Governança de Dados pode ser vista como a definição de padrões e métodos que regem a armazenagem, uso e integração dos dados de uma organização. Para que seja eficiente, precisa prever, desde o início, a união de pessoas, processos e sistemas.

 

Envolve diversas práticas ligadas a dados e informações de uma empresa, como segurança, modelagem, data warehouse, business intelligence, arquitetura, entre outros.

 

Com os métodos estabelecidos e responsabilidades atribuídas, as informações de uma empresa tornam-se mais protegidas e confiáveis. Tudo isso influencia e muito na tomada de decisões e formulação de estratégias por parte da instituição.

 

Veja mais sobre o tema e como implementar a governança no post O que é Governança de Dados e como você pode começar a criá-la!

 

Não só importante pela busca de melhores resultados e algo essencial numa estratégia, também será importantíssima daqui pra frente por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A eficiente definição de processos e transparência no uso de informações são, talvez, os dois principais pontos. O CEO da BIX Tecnologia, Felipe Santos Eberhardt, já palestrou sobre o tema. Confira o post com os principais pontos da fala.

 

Cultura de Dados

É um ponto que aparece constantemente no blog, justamente por sua importância. Empresas que ainda não o fazem precisam adotar uma cultura guiada por dados o quanto antes. Isso independentemente de tamanho, trajetória ou setor.

 

Ciente desta necessidade, a BIX Tecnologia vem desenvolvendo materiais e treinamentos para ajudar profissionais e gestores a se capacitarem em Análise de Dados e a implementarem uma nova cultura em suas empresas. 

 

 

Um deles é o nosso curso no Udemy, em que o aluno tem acesso ao conteúdo EaD na íntegra, com a possibilidade de tirar dúvidas e recebe uma certificação ao final. Inscrições podem ser feitas aqui.

 

Outra possibilidade é acessando o Campus BIX, nossa plataforma própria de EaD. Nele, além de todas as vantagens do Udemy, você ainda tem a possibilidade de uma hora de call com um consultor da BIX ao final do curso. Muito mais do que um momento para tirar dúvidas – o que já é possível previamente -, é a melhor hora para conversar sobre questões específicas de seu negócio/carreira e tirar insights riquíssimos. Inscreva-se aqui!

 

Mas, se você é uma pessoa que não gosta muito de cursos on-line, não se preocupe. Também ofertamos uma versão presencial deste treinamento. Nela, a ementa é muito mais personalizada, pensada nos alunos que comparecerão, e há a possibilidade de sinergia e networking com outros participantes. Confira aqui o nosso calendário de eventos e, caso você queira conversar sobre uma nova data, localidade ou pacotes para o curso de Análise e Cultura de Dados, entre em contato conosco

 

Melhoramentos em Data Warehouse

O conceito de Data Warehouse (DW) já é bastante difundido e conhecido até por instituições que ainda estão iniciantes numa cultura de dados. Também conhecido como armazém de dados, trata-se da coleção de bases de informações corporativas internas ou externas. Está ligado ao desenvolvimento de ETL (Extract, transform, load ou extrair, transformar e carregar).

 

Por estar intimamente ligado ao processo de decisão guiada por dados, o DW precisa passar por processos de modernização e melhoramentos em vários níveis para garantir que continuem fornecendo os melhores fundamentos para as estratégias de uma empresa.

 

Por isso, é importante estar preparado para o futuro do Data Warehouse. Inscreva-se agora no webinar sobre o tema oferecido pela BIX Tecnologia. Falaremos também sobre Democratização do acesso a dados, Manutenção de Data Warehouse e Performance para Big Data! 

 

 

Storytelling de Dados

Esse ponto continua tão – ou mais – importante quanto no ano passado. A Análise de Dados torna-se muito mais poderosa e eficiente quando associada a artifícios que enriquecem a história a ser contada. Fora isso, o mais importante recurso a se combinar é a capacidade humana de contar histórias e costurar longa narrativas. 

 

Análise Preditiva e Advanced Analytics 

A união da Análise de Dados com algoritmos de inteligência artificial, machine learning e estatística pode ser usada para o mapeamento de tendências e previsão de eventos futuros. Essa técnica é chamada de Análise Preditiva ou Advanced Analytics.

 

A análise preditiva sempre foi algo buscado e pesquisado. Porém, agora, possuímos a tecnologia (software e hardware) necessária para botá-la em prática de maneira efetiva. Isso consegue ser alcançado por empresas e instituições de todos os segmentos.

 

Algumas das vantagens para as empresas que realizam a análise preditiva são: Planejamento e gerenciamento mais acurado, riscos mitigados e melhora de operações, serviços e produtos.

 

Para descobrir como a sua empresa pode começar a fazer a previsão de eventos futuros, entre em contato conosco. Poderemos falar sobre quais as melhores estratégias a serem tomadas e os projetos certeiros para se extrair os melhores resultados.

 

 

Por fim, fica o convite para acompanhar o blog da BIX em 2020. Muitos destes assuntos voltarão à tona e você ficará sempre bem informado. Não perca os nossos posts!