5 TED Talks sobre visualização de dados que você precisa ver!

Com um mundo cada vez mais data-driven, visualizar dados de forma simples e clara se tornou vital. Neste post, separamos 5 TED Talks que ilustram muito bem como o mercado de Web Analytics pode se beneficiar de uma boa visualização de dados. Confira e inspire-se!

 

 

1. How To Use Data to Make a Hit TV Show – Sebastian Wernicke

Neste TED Talk, Sebastian Wernicke ilustra como grandes empresas como a Netflix utilizam dados para criar uma série de TV de sucesso. Sebastian também sugeste jeitos mais inteligentes de utilizar dados, mostrando que apenas uma grande coleta dos mesmos não é suficiente para o sucesso de empresas competitivas como a Amazon, a Google e a Netflix.

 

2. How We Can Find Ourselves in Data – Giorgia Lupi

Giorgia Lupi é designer de informação e dirige uma empresa de design de visualização de dados. Seu trabalho consiste em criar e desenvolver formas de tornar os dados acessíveis através de representações visuais. Neste talk ela compartilha como é possível trazer personalidade aos dados, visualizando até mesmo os mais mundanos detalhes do nosso dia-a-dia e transformando o abstrato em algo que pode ser visto e sentido.

 

3. The Beauty of Data Visualization – David Mccandless

Neste talk, David Mccandless fala sobre como uma ilustração mais simples e prática dos dados prende mais a atenção das pessoas. David transforma conjuntos de dados complexos, como gastos militares mundiais e atualizações de status do Facebook, em belos e simples diagramas que revelam padrões e conexões visíveis. Segundo ele, um bom design pode mudar a maneira como vemos o mundo.

 

4. Artfully Visualizing Our Humanity – Aaron Koblin

O artista Aaron Koblin junta uma grande quantidade de dados e os transforma em visualizações impressionantes. Do último videoclipe de Johnny Cash à animação dos caminhos de todas as rotas aéreas norte-americanas, suas obras exploram brilhantemente como a tecnologia moderna pode nos tornar mais humanos. À medida que mais e mais dados sociais se tornam disponíveis, Koblin discute neste talk como sente que é sua obrigação contar histórias através de visualizações. Koblin também compartilha como a interface pode ser usada como um poderoso dispositivo narrativo.

 

 

5. Turning Powerful Stats into Art – Chris Jordan

Dando vida a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, o artista e fotógrafo Chris Jordan busca ilustrar visualizações únicas de algumas das mais inimagináveis estatísticas da cultura ocidental. Neste talk, Jordan convida o público para a inspiração e o processo por trás de alguns de seus melhores trabalhos – incluindo sua poderosa visualização da taxa de encarceramento anual da América.

“That’s what I’m trying to do with my work, is to take these numbers… and to translate them into a more universal visual language, that can be felt. Because my belief is, if we can feel these issues… then they’ll matter to us more than they do now.”


Esperamos que esses vídeos tenham te ajudado a compreender melhor o mundo de advanced analytics, e também que tenham te fornecido insights para otimizar suas aplicações.

Para mais informações, entre em contato conosco!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *