Quer aumentar a produtividade da sua empresa? Adote um software de BI!

Uma pesquisa publicada pela Conference Board mostrou que 4 brasileiros produzem o equivalente de um norte-americano. Entre os fatores que explicam essa defasagem, estão o baixo nível educacional, a falta de qualificação dos trabalhadores, a falta de infraestrutura e o baixo investimento em inovação e tecnologia no país. Nesse post abordaremos este último ponto, mostrando como investir em um software de BI pode aumentar a produtividade do seu negócio. Confira!

 

como aumentar a produtividade com business intelligence

 

Aumentar ou manter o preço do meu produto? Investir em mais mão-de-obra ou não? Quais ações de marketing estão realmente trazendo resultados? No mundo empresarial, decisões importantes e questionamentos desse tipo são feitos o tempo todo. E para a produtividade do negócio não ser comprometida, é necessário que essas perguntas sejam respondidas rápida e assertivamente.

 

MAS COMO RESPONDER ESSAS PERGUNTAS E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO MEU NEGÓCIO?

 

É aí que entra em cena a inteligência de negócios. Em suma, um software de BI “é uma solução estratégica que auxilia na gestão e na rápida tomada de decisões dentro das empresas.” Quando bem implementados, esses softwares podem contribuir amplamente para o aumento da lucratividade e da eficiência da empresa. A seguir te mostramos como!

 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Como diz o ditado, tempo é dinheiro. Em um mercado cada vez mais dinâmico, o tempo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma estratégia. Nesse âmbito, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos gestores é conseguir reunir e analisar as informações dos sistemas de informação da empresa para produzir os relatórios necessários dentro de um prazo aceitável.

Para otimizar a tomada de decisões de todos as áreas da empresa, é preciso realizar um enorme esforço para coletar e organizar informações de diferentes sistemas. Esse processo envolve também a comunicação entre diversas pessoas. A complexidade e o tempo que uma tarefa dessas demanda, muitas vezes acaba gerando decisões baseadas em experiências anteriores ou feelings. Isso pode prejudicar o negócio.

Para reverter esse quadro, um software de BI realiza a coleta de dados de diversas fontes e oferece ilimitadas possibilidades de cruzamento de informações. Tudo isso de forma rápida e confiável, otimizando um processo que antes era árduo e desgastante. Dessa maneira, as decisões do negócio serão baseadas em informações sólidas extraídas de dados relevantes. Além disso, a solução possibilita o amplo compartilhamento de informações entre setores, o que torna a comunicação entre os mesmos mais fácil. 

Há uma pesquisa que aponta que o uso de soluções de BI gera um aumento de 35% na produtividade empresarial. Além disso, como as ferramentas de business intelligence da nova geração são mais leves e flexíveis, o tempo de implantação dos projetos e seu custo também diminuiram.

 

INDEPENDÊNCIA DA TI

Se sua empresa for muito grande, é possível que o fornecimento de dados fiquem a serviço da TI. Como o setor de TI normalmente trabalha dentro de uma rotina muito burocrática, pode haver uma grande perda de agilidade e flexibilidade por parte de quem precisa solicitar as informações. Isso gera um efeito dominó de atrasos e prejuízos.

Com um software de BI esse processo burocrático é removido. Os analistas são alimentados constantemente com dados em tempo real. É possível conseguir não apenas os dados de um único setor, mas sim de todos os setores da empresa, de maneira rápida. Isso significa que as áreas podem desenvolver suas próprias visões e criar insights mais eficientemente. Dessa maneira as entregas serão fluídas e o negócio alcançará uma maior flexibilidade na coleta, no tratamento e na modelagem de dados. Além disso, o setor de TI poderá então se concentrar melhor em suas atividades de governança de dados e em democratizar o acesso a eles.

Outro ponto importante é que os softwares de BI compilam dados de forma compreensível. Isso facilita a interpretação por parte os funcionários de fora da TI, que conseguirão ler os dados sem o intermédio de um profissional da área. Em última instância isso causa uma redução do tempo para solucionar dúvidas e problemas pontuais.

 

PARE DE PERDER TEMPO COM PLANILHAS

É verdade que existem diversos softwares de planilhas que oferecem um certo grau de poder de análise. No entanto, eles não costumam ser exatamente sinônimo de produtividade. Se você já coletou dados manualmente, sabe o tempo que pode levar para fazer um bom gráfico ou planilha, não é?

Não é segredo que as empresas  têm cada vez mais dados à sua disposição. E também não é segredo que quando esses dados não estão organizados e acessíveis, eles mais prejudicam do que ajudam o negócio. Ao contrário de diversas planilhas e softwares, uma ferramenta de BI consegue concentrar e alinhar todos os dados, gerando relatórios concisos e fáceis de serem lidos. Esses relatórios podem ser acessados em tempo real pelos gestores. Esses, por sua vez, devem agir para garantir que a empresa use de modo eficiente os insights disponíveis no documento. Assim o gerenciamento, a produtividade e agilidade do negócio podem ser aperfeiçoadas.

Outra questão que vale a pena comentar é que a visualização gráfica de informações torna a leitura dos dados muito mais compreensível. Soluções de BI são flexíveis e oferecem diversos modos de visualização de informação, como as dashboards. Através delas, é possível analisar um mesmo cenário de inúmeras maneiras diferentes. Além disso, também é possível ajustar os dados e exibi-los da forma que mais for conveniente em cada situação. O processo de tomada de decisão se torna então muito mais preciso e assertivo.

 

AGILIDADE NAS AÇÕES

Os dados devem ser exibidos de forma que seja fácil de entendê-los. Assim, agilizam os processos e permitem uma maior rapidez na tomada de decisões. Um software de BI possibilita isso, e equipa a empresa com informações valiosas para atingir metas gerais do negócio.

Por exemplo, com uma solução de BI é possível analisar rapidamente todas as interações com clientes podem em tempo real. Assim, é possível elaborar ações para melhorar as taxas de conversão em vendas, gerando uma vantagem competitiva.

Somada a essas habilidades, a inteligência de negócios confere uma visão aprofundada do negócio e do mercado aos gestores. Isso faz com que esses profissionais consigam acompanhar a velocidade das mudanças com facilidade. O trabalho deles passa a ser focado nas análises, ao invés de ter que encontrar e processar dados.

 

TOMADA DE DECISÃO FOCADA NOS PROBLEMAS

Para facilitar a tomada de decisão, além de contar com informações precisas e sempre atualizadas, uma ferramenta de BI permite que você entre no detalhe de cada indicador. Isso permite a realização de uma análise micro dos dados, identificando exatamente qual a causa do problema e os motivos dos desvios dos indicadores de desempenho.

Por exemplo: se a cobertura de clientes está abaixo do esperado, é possível verificar se todas as visitas programadas foram realizadas, e assim por diante. Neste momento, a inteligência de negócios faz toda a diferença, pois dá suporte para que a decisão tomada seja a mais assertiva, direcionando esforços ao que realmente vai dar resultado. Isso pode ser traduzido como sinônimo de produtividade!

Em suma, as empresas podem aumentar a produtividade do seu negócio ao utilizar um software de BI, pois ele elimina a necessidade de deslocar profissionais de suas áreas de atuação para a coleta e a organização de informações. Após a fase inicial de organização dos dados e informações, a empresa desfruta de inúmeras vantagens, como:

  • Redução de custos operacionais;
  • Economia de tempo;
  • Acesso a relatórios eficientes.

Como consequência, esse investimento aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho desempenhado pelas demais equipes. 

Converse com um de nossos especialistas gratuitamente e descubra que melhorias um software desse tipo poderia trazer ao seu  negócio!

 

 


Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *