Como o BI pode ajudar a resolver os problemas da indústria da moda?

A indústria da moda possui uma complexidade intríseca e um fluxo de exceções elevado. Gerir o calendário de coleção, ter visibilidade da longa cadeia de valor, fazer a gestão de compras e da produção dos fornecedores, controlar o fluxo de caixa, fazer a gestão dos estoques, giro e abertura de compra (OTB) são exemplos de desafios do dia a dia desse mercado.

Diante desse cenário, uma pergunta pertinente é: Como o BI pode ser aplicado e ajudar a resolver esses problemas da indústria da moda?

O objetivo desse artigo é responder essa pergunta citando exemplos de projetos de BI que auxiliam as áreas comercial, planejamento, operação, marketing e financeiro desse mercado bastante desafiador.

Comercial

  • Gestão da força de vendas: é primordial que uma área comercial possua ferramentas para acompanhamento, se possível em tempo real, da sua equipe de vendas. Informações de vendas, atingimento de meta, peças por atendimento, ticket médio, conversão e margem devem ser entregues diariamente de forma objetiva para a gerência e supervisão.
  • Projeção de vendas: saber como está indo a equipe de vendas no passado e no presente é importante, mas nos dias de hoje não é mais suficiente. É preciso também olhar para o futuro. Perguntas do tipo “Dado essa minha primeira semana de vendas, eu vou conseguir bater a meta no final do mês?” já podem ser respondidas com um grau de exatidão aceitável através de técnicas de machine learning. Assim, ter uma ferramenta de projeção de vendas para saber em qual loja/gerente/supervisor/estado atuar é imprescindível.
  • Recomendação de produtos: as perguntas aqui são: Será que meus vendedores estão oferecendo corretamente meu portfólio de produtos? Como eu posso melhorar minha conversão e meu ticket médio? Uma ferramenta deu recomendação de produto vai fazer exatamente isso: dizer para sua equipe comercial qual blusinha tem a maior chance de ser vendida com aquela saia que o cliente já escolheu, por exemplo.

Planejamento

  • Calendário da coleção: para que você tenha o produto em loja no dia do lançamento da coleção é necessário você garantir que todos os processos anteriores funcionaram corretamente dentro do prazo. A criação já definiu as cores e estampas? O desenvolvimento já fez os riscos e encaixes? As compras dos insumos já foram disparadas? Os tecidos já foram cortados e enviados para os fornecedores? Os fornecedores já entregaram o produto acabado no centro de distribuição? O cd já expediu essas peças para as lojas? Essas são perguntas pertinentes para quem faz a gestão do calendário, que pode/deve ser auxiliada por uma boa ferramenta de BI.
  • Gestão de estoques: é dever também do planejamento garantir uma boa gestão do estoque de peças. Para isso, nada melhor do que uma ferramenta de BI que ofereça visibilidade dos estoques das lojas e CDs, bem como o giro e cobertura dos produtos. O desafio aqui é não perder venda por stockout e garantir que não sobre muitas peças para liquidação, essas decisões devem ser tomadas frequentemente durante o OTB (Open to buy).
  • Precificação: garantir um markup saudável do produto é mais um desafio do planejamento. Um projeto de BI de precificação, por exemplo, pode ajudar no sentido de dar visibilidade de produtos que estão com um giro alto e que podem ter seu preço aumentado. Além disso, pode também auxiliar na definição de preço do seu produto, coletando informações na internet do seus concorrentes.

Operações

  • Produção dos fornecedores: garantir a sua própria produção por si só já é uma grande tarefa. Agora imagine ter que garantir e gerenciar a produção de inúmeros fornecedores. Esse é um trabalho para área de Operações. E uma ferramenta de BI pode auxiliar fornecendo visibilidade das alocações de produção em cada fornecedor para evitar atrasos na entrega e uma correta priorização das produções.
  • Gestão logística: uma ferramenta de BI nesse caso deve monitorar informações de recebimento e expedição dos CDs para minimizar os picos e vales que sempre acontecem nos períodos de início e fim de coleção. Além disso, deve ajudar a garantir a igualdade entre os estoques físicos e virtuais através de integração com o WMS e auditorias, bem como ajudar a diminuir a janela de recebimentos no início da coleção para diminuir o impacto no fluxo de caixa.
  • Gestão de compras: como garantir que os tecidos e aviamentos irão chegar a tempo para serem produzidos? Um BI que forneça uma visibilidade dos lead times de cada matéria prima e o status de cada pedido de compra pode auxiliar na priorização e tratamento de exceções da área de compras para que não ocorra atrasos das entregas e da produção.

Marketing

  • CRM: um bom relacionamento com o cliente é fundamental para qualquer empresa. O BI auxilia nesse quesito ao dar visibilidade e inteligência para os dados do CRM. Geração de campanhas personalizadas, segmentação de clientes, acompanhamento de LTV (Lifetime Value), Churn, etc são exemplos do que uma ferramenta de BI pode auxiliar a área de marketing.

Financeiro

  • Fluxo de caixa: a gestão do fluxo de caixa é condição de sobrevivência para qualquer empresa de moda. Por ter uma cadeia longa, a compra dos insumos acaba acontecendo muito tempo antes da venda do produto nas lojas. Por isso, um BI para controle do fluxo de caixa é de suma importância. Nele deve estar presente todos os dados de orçamento de despesas e de receita, bem como os dados de previsão de compras. O BI possibilitará um acompanhamento diário do fluxo de caixa quando feita a integração com os dados de vendas.

Por ser uma indústria, em geral, focada na receita, muitas empresas acabam tendo muita ineficiência operacional. Essa ineficiência fica mascarada em tempos de economia em ascensão e acabam aparecendo em tempos de crise como a que estamos vivendo. Porém, há como reverter essa situação. Como foi mostrado nesse artigo, há inúmeras aplicações de BI que podem ser utilizadas nas diferentes áreas da indústria da moda para melhorar a gestão e a auxiliar na descoberta de informações.

Todos os projetos citados fazem parte do portfólio da BIX Tecnologia. Se você faz parte de uma empresa da indústria da moda e quer melhorar a gestão e eficiência da sua área, entre em contato que teremos o prazer em resolver o seu problema.

 

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